quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Construção civil profissionalizada : Etiquetando as prateleiras.


Caros leitores já pensamos nos locais físicos mais apropriados para cada um dos materiais, especialmente os eletrodutos, as hastes, as grandes bobinas de cabos, etc..Temos até a fórmula de códigos já criada. O que nos falta agora é contratarmos uma gráfica que crie as etiquetas. Mas tome um outro cuidado muito especial. Qual ?
Cuidado com cadastros duplicados pois eles atrapalham grandemente o controle de um almoxarifado. As duplicações acontecem na maioria das vezes porque o mesmo material está cadastrado 2 ou mais vezes com nomes diferentes. Exemplo :  “Corrugado de 32mm”  e outro cadastro como  “Eletroduto de 32mm” .  

Agora que você limpou seu cadastro de produtos, basta que você coloque as etiquetas em cada compartimento de sua prateleira, ou então pinte no chão ( caso não esteja usando estruturas ) o código que você definiu para o endereço.  Para isso olhe a foto no início desta matéria. Você verá que sua prateleira possui compartimentos iguais à mostrada lá, e então basta colocar uma etiqueta endereçando cada um dos compartimentos de sua prateleira. 

Em cada compartimento podemos colocar quantos produtos diferentes desejarmos.  Alguns aproveitam ao máximo o espaço colocando vários itens em cada compartimento, já outros colocam apenas um produto ou dois. 

Definido isso você precisa preocupar-se com o seguinte :  Qual tipo de produto não sería bom ficarem juntos ? Imagine que em certo espaço você coloque o cabo 2,5mm preto e o cabo 1,5mm preto. Certamente a possibilidade de erros na hora da separação seria muito grande. E se colocássemos um contator de 110volts e outro de 220v juntinhos ali ?  Caro engenheiro, eletricista, arquiteto e mestre de obra, é a lei de Murphy. Podem ter certeza que aquele contator que você solicitar ao seu almoxarifado central na sexta-feira , vai ser enviado errado para você, e no sábado seu almoxarifado vai estar fechado. 

Agora imagine que o seu instalador eletricista não se atentou e ligou aquele contator 110V com a tensão de 220V ? A eletricidade não perdoa. Então o melhor é fazer com que os itens “parecidos” fiquem bem longe um do outro. 

Na próxima postagem colocaremos informações sobre relatórios e romaneios, para que essa organização possa funcionar acima de tudo com controles.



See you later.


Construção civil profissionalizada : Introdução

Construção civil profissionalizada : Definindo o lugar físico de cada tipo de produto

Construção civil profissionalizada : Definindo códigos para endereçamento


Construção civil profissionalizada : Documentos para a padronização de endereços





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui

Qual a marca de cabo elétrico que você confia ?

Postagens mais recentes