terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Drones : Problemas com a regulamentação e a segurança.










Os drones estão realmente sendo um sucesso, tanto é que só no espaço aéreo Brasileiro estima-se que a quantidade de vôos com eles tenha duplicado de 2012 para 2013. Mas e caso estejamos hoje querendo adquirir um drone, como ficam as questões referentes à regulamentação deles ? E sobre a segurança, estarei colocando em risco as pessoas que estiverem por perto ? Vamos considerar os 2 pontos.
Regulamentação :

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) possui um documento chamado Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) e até mesmo já concedeu em meados de 2014 uma autorização para um drone civil privado operar no Brasil, mas ainda não existe regulamentação para a construção civil fazer pleno uso deles no dia a dia .

O avião para o qual foi concedido a autorização mencionada acima, era um avião de 15 quilos que pode atingir até 78 km de distância (Nauru 500 é o nome da aeronave ), e a única exigência adicional que existiu foi a de que a empresa notificasse a Aeronáutica quando fosse voar.

Só para se ter idéia de como esse assunto pode trazer alguns problemas, durante a Copa do Mundo a Anatel realizou fiscalizações e lacrou os drones que estavam operando sem certificação.

Hoje no Brasil, a legislação prevista para emprego de aeronaves remotamente pilotadas é regida pela Carta de Informação Aeronáutica nº 21/10 de 23 de setembro de 2010, mas o fato é que essa questão não é um assunto simples o quanto parece à primeira vista.

A Anac precisa por exemplo, determinar como é que esses equipamentos devem operar. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem que se posicionar sobre quais canais de comunicação estarão disponíveis para a transmissão de dados. Ainda existem critérios de privacidade, de direito de imagem e também uma profunda avaliação e definição sobre responsabilização por danos a terceiros. Vamos aguardar os próximos capítulos.


Segurança :

Imagine que você esteja pilotando uma coisinha dessas e causa um acidente ? Vamos ver como o mundo tem encarado os drones.

Uma autoridade sobre o assunto mencionou que dentro do avião o piloto tem consciência espacial e rapidamente consegue perceber quando alguma coisa vai se aproximar, mas em terra o controlador jamais teria esta visão. Aí ele faz o seguinte questionamento : “Qual é a capacidade de reação que um piloto de drone terá em uma situação de risco parecida com essa ?".

Pelo mundo afora temos visto as seguintes notícias :

Em várias guerras os drones militares apresentaram defeitos inúmeros. Alguns despencaram do céu por avarias mecânicas, outros caíram por erros humanos, e em outros casos o mau tempo ocasionou essas quedas.

Em londres a Autoridade da Aviação Civil inglesa (CAA, na sigla em inglês) confirmou que foi um drone o responsável por quase causar um acidente com um Airbus A320 que se aproximava do aeroporto de Heathrow. Este acontecido foi em 2013 e os investigadores nem mesmo conseguiram identificar o drone, o qual inicialmente não aparecia no radar de controle do tráfego aéreo, e logo depois de cruzar com o avião desapareceu sem dar nenhuma chance de identificação para a CAA.

Em outras situações drones militares bateram em casas, fazendas, e até mesmo em um avião da Força Aérea Portuguesa em pleno ar.

Pelo mundo afora documentos mostram que muitas catástrofes foram evitadas por pouco, muitas vezes por alguns metros, ou alguns segundos, ou até mesmo por pura sorte, tanto é que nos EUA tem um morador da cidade de Deer Trail, no Colorado disposto a caçar drone exaustivamente, e comenta : “Não queremos drones na cidade. Se vermos um deles voando, vamos abater”, e ainda sugere recompensas e prêmios por cada drone abatido!




See you later;







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui

Qual a marca de cabo elétrico que você confia ?

Postagens mais recentes