quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TIRANDO DÚVIDAS :Eletroduto galvanizado fogo, eletroduto galvanizado fogo à prova explosão, e eletroduto pesado.

























Pessoal qual a diferença entre esses três produtos ? Em qual situação você deveria usar um e nunca o outro ? Será que na hora da compra do produto você não está gastando dinheiro desnecessário por comprar um produto mais caro do que você precisa ?

Aqui no meu local de trabalho vejo demais a presença destas dúvidas sobre os eletrodutos. As questões que mais geram dúvidas são quando o cliente precisa de um eletroduto com parede mais pesada, ou quando o uso vai ser numa área que exija produtos à prova de explosão, ou até mesmo quando precisa-se cortar o eletroduto e depois refazer as roscas. Veja abaixo minhas considerações.

1) Uso em área classificada : Esta situação é a mais especial de todas, e nenhum eletroduto substitui aquele que é realmente aprovado.  Aqui vai ser necessário um eletroduto que atenda as normas NBR5597 para o caso da rosca tipo NPT ou NBR5598 para a rosca BSP. Trata-se realmente de um eletroduto com parede bem reforçada, rebarba interna removida e galvanização à fogo. Esta é a hora que a empresa compradora não pode economizar, pois o tubo que é somente galvanizado à fogo, mas não seja para área classificada não atende essa aplicação, muito menos um eletroduto comum que somente tenha uma parede mais pesada. Cuidado pessoal!



2) Uso em áreas onde ocorre corrosão do eletroduto : Essa é uma situação que precisa-se apenas de um eletroduto galvanizado à fogo e nunca de um que seja para área classificada. A galvanização à fogo será necessária para que se possa alcançar a proteção desejada, mas o uso de um eletroduto para área classificada nesta situação é perda de dinheiro, visto que é bem mais caro que o galvanizado à fogo simples.


3) Necessidade de corte e execução de novas roscas : Uma terceira necessidade é quando o eletroduto precisa realmente de uma parede pesada, pois o usuário pretende cortar o eletroduto e depois precisa refazer as roscas. É claro que neste caso ele vai precisar de um eletroduto parede pesada mesmo, mas sería necessário um eletroduto galvanizado à fogo ? Ou até mesmo um à prova de explosão ? É claro que não, pois neste caso bastaría um eletroduto galvanizado comum com uma parede um pouco mais pesada.
 Para esta aplicação não precisa ser o "galvanizado à fogo" nem " à prova de explosão."


Essas são as peculiaridades mais comuns na hora da compra de um eletroduto. O eletroduto à prova de explosão galvanizado à fogo e com parede pesada, um outro galvanizado à fogo com parede pesada porém não classificado para área à prova de explosão, e um outro com somente com galvanização e que não possua nem mesmo a galvanização à fogo.  


Analisem bem a sua situação e não percam dinheiro comprando um produto desnecessariamente mais caro, nem um eletroduto que precisará ser trocado no fornecedor depois que já chegou na obra.


See you later;

Receba as novas postagens automaticamente, deixando seu email na caixa abaixo.
Assim que receber um email solicitando aceite, dê um ok para que você passe à receber as postagens.
Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui

Qual a marca de cabo elétrico que você confia ?

Postagens mais recentes