terça-feira, 18 de novembro de 2014

CUIDADOS COM A ELÉTRICA : Disjuntores.


Para iniciarmos essa matéria deveremos nos lembrar da publicação da semana passada , onde definimos os cabos da nossa obra. Naquela ocasião chegamos à conclusão que usaríamos cabo de 70mm para fazermos a entrada, o cabo 2,5mm para os circuitos de tomadas, o cabo 1,5mm para os circuitos de iluminação, e cabos 6mm para fogão e chuveiros. Com isso em mente vamos então determinar os disjuntores de cada circuito. Como efetuaremos esse cálculo ?
Vamos começar.

Qual colocaremos como disjuntor geral ? Como nosso cabo de entrada é de 70mm e esse cabo suporta 171 ampéres, logo decidimos que qualquer disjuntor de 170 ampéres já protegeria nosso cabo.

Nossos circuitos de iluminação receberam cabos de 1,5mm os quais suportam até 15,5 ampéres. Então vamos colocar um disjuntor de 16 amperes ? Neste caso não porque cada um dos nossos circuitos de iluminação suportam no máximo 1,82 ampéres. Imagine que sua rede elétrica apresente um problema e seu disjuntor permita a passagem de 16 ampéres para lâmpadas que suportam apenas 1,82 ampéres ? Vai queimar suas lâmpadas. Então para este circuito você deverá usar um disjuntor de 2ampéres.

Os circuitos de tomadas que desenhamos receberam cabos de 2,5mm que suportam 21 ampéres. Como cada um dos circuitos de tomadas devem receber no máximo 8,19 ampéres, então neste caso nosso disjuntor será o de 10 ampéres.

Para a máquina de lavar nós vamos usar um disjuntor de 6ampéres, porque mesmo usando cabo de 6mm para a rede, nossa máquina deve receber no máximo 4,55 ampéres, o que faz do disjuntor de 6 ampéres mais apropriado para esse circuito.

Cada um de nossos chuveiros vão poder receber no máximo 25 ampéres, e colocaremos então um disjuntor de 25 ampéres em cada um dos circuitos deles.

Nosso fogão pode receber até 27,28 ampéres, e portanto colocaremos um disjuntor de 30 ampéres para esse circuito.

O circuito que vai alimentar geladeira, freezer e micro-ondas pode receber até 12,5 ampéres, e portanto colocaremos um disjuntor de 16 ampéres.

Lembrem-se que essas dicas nunca substituem a participação de um eletricista com a aprovação de um engenheiro ou arquiteto.

Veja também nossas outras postagens :Qualidade de cabos elétricos, caixas VDI, eletrodutos, conduletes e hastes de aterramento, além de outras que também são úteis para os profissionais da construção civil. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui

Qual a marca de cabo elétrico que você confia ?

Postagens mais recentes